Get Adobe Flash player

Impressão Tipográfica

A impressão tipográfica em relevo é o processo de impressão mais antigo. O processo nasceu na China durante o século V depois de Cristo.  Mas foi na Europa concretamente na Alemanha que Gutenberg (1395 - 1468) iniciou a arte de imprimir com tipos móveis introduzindo o método tipográfico. O método tipográfico consiste num processo de transferência de tinta ao papel. É passada uma camada de tinta nas áreas em relevo que por sua vez são transferidas directamente para o papel por pressão.  O prelo coincidente da matriz é composto por um misto ou não, de tipos móveis, gravuras...etc.

A impressão apresenta determinadas características que facilmente se identificam, tais como: - Relevo na impressão, devido ao método de impressão ser directo - Algum escorrimento nas pontas ou nos filetes mais finos - Falta de degrades comuns no OFFSET

Hoje em dia e com o aparecimento do Offset e mais recentemente da impressão digital a impressão tipográfica tem vindo a ter um peso cada vez menos importante na industria gráfica, principalmente ao nível da impressão sendo que se usa essencialmente no Corte e Vinco, Picote, Corte Especial e Numeração. Contamos com uma Heidelberg Minerva.